domingo, 13 de fevereiro de 2011

Projeto

Foto na Lata foi reenviado para o Programa VAI 2011


O projeto "Foto na Lata - imagens da história de Perus" foi reencaminhado para o Programa VAI 2011 e aguarda a possibilidade de reaprovação para continuar seu trabalho de resgate histórico do bairro. O edital da Secretaria Municipal de Cultura foi encerrado no último dia 04/02. Se reaprovado, o projeto continuará sendo desenvolvido na Comunidade Cultural Quilombaque, mas também vai integrar o quadro de atividades em escolas da região. Vamos ficar na torcida!

Cadê o coreto?

Perus perde um dos principais símbolos de sua história


No começo de fevereiro, os moradores de Perus foram surpreendidos pela demolição do coreto da Praça Inácio Dias, um dos símbolos históricos do bairro. A subprefeitura mais uma vez mostrou desrespeito e arbritariedade em seu trabalho pífio na região. O coreto era sim a casa de muitos moradores de rua. A praça é sim o principal "point" dos jovens que se reúnem no fim de semana ouvindo música alta e consumindo drogas. Mas a solução é derrubar o coreto e plantar alguns coqueiros? E a iluminação, que ainda não chegou? E os projetos da Comunidade Cultural Quilombaque que sempre foram desenvolvidos no local? Perus perdeu não só um espaço físico de sua história mas também uma chance de resgatar sua tradição e repassá-la para a atual geração, que está com tantos valores desencontrados e distorcidos.

Confira na página do blog da Comunidade Cultural Quilombaque textos sobre a demolição do coreto - que ficou só na lembrança de um cartão postal como o acima exposto - e sobre o evento "Artevismo na Praça", que reuniu no domingo (06/02) diversos coletivos culturais para protestar contra a derrubada.