segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Exposição

Mostra de fotografias na lata circula por Perus e região

 

Uma lata. Um furo. Uma imagem produzida pela luz natural. A técnica PINHOLE (buraco de agulha, em inglês) foi utilizada pelos alunos do projeto "Fotografia na Lata" para recontar parte da história do bairro de Perus, onde a oficina foi desenvolvida durante 2010, após aprovação do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de SP. A mostra circula por praças e escolas do bairro e também integra atividades de coletivos parceiros.

As reações de crianças e jovens ao revelarem suas próprias fotos em laboratório improvisado no espaço da Comunidade Cultural Quilombaque foram as mais diversas, mas todas sintetizam a magia da captura de imagens por meio da luz - princípio básico da fotografia -, num momento em que botões automáticos fazem quase todo o trabalho sozinhos. Algumas expedições foram realizadas pelo bairro da zona noroeste de São Paulo, e os participantes puderam distinguir a valorosa história de luta deste lugar. E ainda há muito por pesquisar e descobrir na próxima etapa do projeto. Boa viagem pela FOTO NA LATA!

Dezembro 2010

As fotografias expostas foram produzidas pelos alunos do projeto "Fotografia na Lata - Imagens da História de Perus" (Tamires Araújo, Joyce Cristina, Fernanda Sampaio, Gabriela Santos, Janaína Torres, Jucilene Pinheiro, Letícia Sassá e Mayara Rivero), pelos coordenadores e oficineiros (Cris Suzarte e Silvio Luz) e por participantes da oficina de pinhole desenvolvida em janeiro de 2010 na Quilombaque pelo coletivo Click na Lata, de Ermelino Matarazzo, a quem agradecemos pela ajuda nas informações fotográficas. Somos multiplicadores da idéia que até hoje encanta muita gente.

Coordenador e oficineiro - Silvio Luz
Oficineira - Cris Suzarte
Curadoria - Táta dos Santos

Para levar a exposição para seu projeto, entre em contato: fotolataperus@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário