segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Foto na Lata

Projeto pretende resgatar história do bairro de Perus


Em 2010, com a aprovação do projeto "Fotografia na Lata: imagens da história de Perus", pelo Programa VAI (Valorização a Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura, uma oficina cultural foi montada no espaço da Comunidade Cultural Quilombaque, em Perus. Durante mais de seis meses de atividade, crianças e jovens puderam entrar em contato com a técnica pinhole (buraco de agulha, em inglês) e realizar expedições fotográficas registrando alguns lugares do bairro - a intenção é dar sequência no projeto em 2011, aprofundando esta pesquisa histórica.

Os jovens participantes da oficina foram a campo e fotografaram o dia-a-dia e os pontos históricos e locais pertinentes para o melhor conhecimento da história de Perus, um bairro periférico da zona noroeste de São Paulo, que tem muitas riquezas ainda escondidas ou esquecidas. Há muito ainda por registrar com as latas - que a princípio causam certa estranheza nas pessoas que não conhecem a técnica -, mas o primeiro passo já foi dado.

Além de aprenderem a fotografar na lata e descobrirem o processo de revelação em laboratório, os alunos da oficina também foram despertados para a criatividade, a cidadania, o senso crítico, de responsabilidade, de transformação da realidade, de comportamento, de solidariedade. Para isso, além das expedições realizadas pelo bairro, também foram organizadas excursões a centros culturais e exposições no centro da cidade, ampliando desta forma, a visão de mundo de cada um dos integrantes da turma. 

No final do ano, para encerrar a primeira etapa do projeto, foi produzida a exposição "Foto na Lata: imagens da história de Perus", com mais de 30 fotografias que conduzem o olhar do visitante por lugares significativos do bairro. A exposição fica no espaço da Comunidade Cultural Quilombaque (Travessa Cambaratiba, 05, Beco da Cultura ao lado da estação de trem Perus), mas também circula por praças, escolas e outras comunidades culturais. Se houver interesse em levar a exposição para seu projeto, é só entrar em contato pelo e-mail fotolataperus@gmail.com

Informações: (11) 7177-4569 - Cris Suzarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário